13-02-2007 às 19:27

Lisboa Ballet Contemporâneo: Benvindo Fonseca deixa direcção

O coreógrafo Benvindo Fonseca abandonou a direcção do Lisboa Ballet Contemporâneo, que cessou a produção de novos espectáculos por questões financeiras, revelou à agência Lusa Paula Careto, da companhia.

«Não temos condições financeiras para fazer mais nada. A partir de agora, só se houver convites para fazer repertório antigo», referiu a assistente e ensaiadora da companhia.

Segundo Paula Careto, Benvindo Fonseca revelou a intenção de abandonar a direcção da companhia no domingo, na última apresentação do espectáculo «Callas», no Teatro Camões, em Lisboa.

«Não temos como fazer novas produções e não temos como pagar aos bailarinos que estão com dois meses de salário em atraso», revelou a responsável.

O Lisboa Ballet Contemporâneo surgiu em 2004 e tem actualmente oito bailarinos, uma assistente e o coreógrafo Benvindo Fonseca.

A companhia não tem qualquer apoio estatal, suportando-se até há alguns meses no financiamento particular do produtor Telmo Martins, nas receitas de bilheteira e na venda de espectáculos.

«Não temos apoios do Estado porque só apoiam companhias com pelo menos dez anos de actividade», referiu Paula Careto.

Ao longo dos dois anos de existência, a companhia estreou vários espectáculos, entre os quais a trilogia «Uma noite com Ella», «Mar» e «Callas», e o espectáculo de dança e teatro «A Casa de Bernarda Alba».

A Lusa tentou, sem sucesso, obter uma reacção de Benvindo Fonseca.

Segundo Paula Careto, o coreógrafo e ex-bailarino do Ballet Gulbenkian, já recebeu convites para coreografar espectáculos no estrangeiro, estando prevista para Março uma passagem pela Alemanha e Croácia.

Quanto aos oito bailarinos, Paula Careto afirmou que está a tentar agendar espectáculos «para os manter activos e unidos».

Diário Digital / Lusa

  • Imprimir
  • Partilhar

Comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação. O DD reserva-se o direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de utilização. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
PUB
PUB

Mundial 2014

Nelson Mandela 1918-2013

Orçamento Estado 2015

Autarquicas 2013

Síria

CONSULTE OS NOSSOS CANAIS | Newsletter | RSS | Twitter | Facebook | Sapo

Ficha Técnica | Estatuto editorial | Contactos