12-10-2007 às 17:56

OE 2008: Orçamento do Ministério da Cultura cresce 9,2%

O orçamento do Ministério da Cultura para 2008 atinge um montante de 245,5 milhões de euros, revelando um crescimento de 9,2% relativamente à estimativa de execução para o corrente ano.

A aquisição de bens e serviços é a rubrica com maior peso na despesa consolidada (64,2 milhões de euros) logo seguida pela aquisição de bens de capital (60,7 milhões de euros) e as despesas de pessoal (56,1 milhões de euros).

As prioridades do Governo na área da cultura são, segundo o documento, a salvaguarda e valorização do património, a criação artística e difusão cultural, a qualificação do tecido cultural e a promoção da cultura portuguesa no estrangeiro.

Previstas no orçamento estão o prosseguimento das intervenções nos conventos de Cristo, em Tomar, e de Jesus, em Setúbal, bem como a conclusão dos museus do Vale do Côa e do Douro.

Na área museológica está prevista a requalificação dos museus de Évora, Aveiro, José Malhoa, nas Caldas da Rainha, e Machado de Castro, em Coimbra.

Os cofres do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento serão ampliados, segundo prevê a proposta de orçamento do Governo, hoje entregue no Parlamento.

Entrará em funções a Estrutura Arquivística Sonora, que fará o «inventário e salvaguarda do património fonográfico a integrar o futuro Museu da Música e do Som», lê-se no documento.

Os depósitos da Biblioteca Nacional de Portugal serão alvo de obras de alargamento e remodelação.

A proposta de orçamento prevê também apoios à modernização de equipamentos culturais, nomeadamente salas de cinema, tendo em vista a sua adaptação para a projecção de cinema digital.

Quanto à promoção da cultura portuguesa no exterior, além das tradicionais participações na bienal do Livro e na de Artes Visuais de S. Paulo, na de Arquitectura de Veneza, na Feira do Livro de Frankfurt e do Livro infanto-juvenil de Bolonha, está prevista uma exposição em Moscovo e São Petersburgo de arte barroca portuguesa.

Diário Digital / Lusa

  • Imprimir
  • Partilhar

Comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação. O DD reserva-se o direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de utilização. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
PUB
PUB

Mundial 2014

Nelson Mandela 1918-2013

Orçamento Estado 2015

Autarquicas 2013

Síria

CONSULTE OS NOSSOS CANAIS | Newsletter | RSS | Twitter | Facebook | Sapo

Ficha Técnica | Estatuto editorial | Contactos