18-04-2008 às 09:36

Prémios David Donatello são entregues hoje em Roma

A cerimónia dos prémios de cinema italiano David de Donatello realiza-se esta sexta-feira, em Roma, onde será atribuído o prémio de carreira a Luigi Magni, realizador de «Secondo Poncio Pilatos», «In nome del Papa Re» e «Scipione, il africano», e receberão galardões especiais os cineastas Carlo Verdone e Grabriele Muccino.

A película «Caos Calmo», de Antonello Grimaldi, protagonizada pelo também realizador Nanni Moretti, é a grande favorita desta edição do certame, ao receber 18 nomeações, entre elas as de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Actor.

Do conjunto de nomeações fazem também parte «La Ragazza del Lago», de Andrea Molaioli, e «Giorni e Nuvole» de Silvio Soldini, ambas com 15 nomeações. A película de Grimaldi, que foi apresentada na última edição do Festival de Cinema de Berlim, tem como principal rival «La Ragazza del Lago», do jovem realizador Andrea Molaioli, que surpreendeu favoravelmente a crítica e o público.

O quinteto de candidatos a Melhor Filme completa-se com «La Giusta Distanza», de Carlo Mazzacurati, e «Il vento fa il suo giro», de Giorgio Diritti.

Disputam o prémio da melhor realização os directores de quatro dessas cinco obras: Grimaldi, Mazzacurati, Molaioli e Soldini, aos quais se junta Cristina Comencini, por «Bianco e Nero».

Os candidatos a melhor actor são Antonio Albanese («Giorni e nuvole»), Lando Buzzanca («I Vicere'»), Kim Rossi Stuart («Piano, solo»), Toni Servillo («La ragazza del lago») e Nanni Moretti («Caos calmo»). O actor e realizador de filmes como «Querido Diário» e «O quarto do filho» não trabalhava sob a direcção de um colega desde 1995, quando participou no filme «La seconda volta», de Mimmo Calopestri.

As cinco candidatas a melhor actriz são Anna Bonaiuto («La ragazza del lago»), Margherita Buy («Giorni e nuvole»), Antonia Liskova («Riparo»), Valentina Lodovini («La giusta distanza») e Valeria Solarino («Signorinaeffe»).

Na secção melhor película estrangeira receberam nomeações as produções norte-americanas «Across The Universe», de Julie Tamor, «O lado selvagem», de Sean Penn, «O vale de Elah» de Paul Haggis, «Este país não é para velhos», de Joel e Ethan Coen, e «Haverá sangue», de Paul Thomas Anderson.

  • Imprimir
  • Partilhar

Comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação. O DD reserva-se o direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de utilização. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
PUB
PUB

Mundial 2014

Nelson Mandela 1918-2013

Orçamento Estado 2014

Autarquicas 2013

Síria

CONSULTE OS NOSSOS CANAIS | Newsletter | RSS | Twitter | Facebook | Sapo

Ficha Técnica | Estatuto editorial | Contactos