04-11-2008 às 10:50

Porto: Associação Animais de Rua aposta na esterilização

A Associação Animais de Rua, criada formalmente há cerca de um mês na cidade do Porto, vai apostar na esterilização para travar o «número assustador, na ordem dos milhões» de animais que deambulam pelas ruas do país.

Maria Pinto Teixeira explicou à Lusa que a associação a que preside tem um âmbito de acção diferente da maioria das associações de defesa dos animais que já existem.

«Entendemos que as associações que recolhem animais não conseguem por si só resolver o problema de fundo dos animais abandonados que procriam continuamente no domínio público», considerou a responsável.

Esta nova associação estabeleceu por isso, como prioridade da sua acção, a esterilização dos cães e dos gatos que vivem na rua ou com pessoas sem recursos económicos, para travar o nascimento de mais animais nestas condições.

«Entendemos que essa é a única forma ética e eficaz de controlar a população de animais sem lar, uma vez que somos contra a captura e abate pelos canis municipais», frisou Maria Pinto Teixeira.

Assim, acrescentou, «capturamos e esterilizamos os animais, tratamo-los se apresentarem algum problema de saúde, colocamo-los em famílias de acolhimento temporário (FAT), se tiverem hipóteses de adopção, ou libertamo-los novamente no seu meio, onde são controlados e alimentados regularmente».

A associação já esterilizou 1138 cães e gatos.

«Pretendemos fazer, em média, cinco esterilizações de animais de rua por dia», disse a responsável.

Contudo, considerou Maria Pinto Teixeira, «muito mais poderia ser feito», se a associação conseguisse obter mais fundos.

«A totalidade dos fundos que recebemos é doada por pessoas particulares, temos um sistema de apadrinhamento de esterilizações, e através da nossa loja on line onde vendemos artigos de artesanato», referiu.

Segundo a responsável, uma vez que esta é a única associação a realizar este tipo de trabalho a nível nacional, «as solicitações são imensas, e não há mãos a medir para conseguir chegar a todos os animais que precisam».

A Associação Animais de Rua (www.animaisderua.org) está actualmente a fazer uma campanha de angariação de sócios.

O site da associação, criado há cerca de um ano, já recebeu mais de 128.000 visitantes.

Apesar de formalmente constituída há menos de um mês, os promotores da instituição começaram a trabalhar em 2005, quando um grupo de amigos se juntou para angariar dinheiro para esterilizar uma colónia de gatos de rua que vivia em condições muito precárias na cidade do Porto.

«Conhecíamos cada vez mais casos de ninhadas afogadas ou enterradas vivas, de crias a morrer atropeladas ou vítimas de doença e, por isso, decidimos criar um grupo de trabalho para esterilização de animais de rua ou carenciados», disse Maria Pinto Teixeira.

Diário Digital / Lusa

  • Imprimir
  • Partilhar

Comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação. O DD reserva-se o direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de utilização. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
PUB
PUB

Mundial 2014

Nelson Mandela 1918-2013

Orçamento Estado 2015

Autarquicas 2013

Síria

CONSULTE OS NOSSOS CANAIS | Newsletter | RSS | Twitter | Facebook | Sapo

Ficha Técnica | Estatuto editorial | Contactos