Notícias

03-08-2012 às 16:24

Atletismo: Primeira mulher qatari abandonou eliminatórias dos 100m

Atletismo: Primeira mulher qatari abandonou eliminatórias dos 100m

A atleta Noor Hussain Al-Malki concluiu hoje a estreia de uma representante feminina do Qatar em Jogos Olímpicos lesionada, sentada, com o rosto entre as mãos e depois de uma dúzia de passos na pista de Londres2012.


Foi uma estreia agridoce para a primeira qatari nuns Olímpicos, com Al-Maki, de 17 anos, a não conseguir terminar as eliminatórias dos 100 metros no atletismo, numa prova em que se apresentou de lenço castanho, de calças e mangas compridas.

Com uma saída tardia dos blocos, Al-Malki ainda percorreu 15 metros antes de se agarrar à sua perna direita, acabando por surgir nas listas de resultados com a informação de desistência.

A atleta qatari foi encorajada pelos 80.000 espetadores presentes no Estádio Olímpico, com muitos a marcarem presença para assistirem ao desempenho da britânica Jessica Ennis no heptatlo.

O Qatar, Arábia Saudita e Bahrain incluíram, pela primeira vez na história, nas suas delegações olímpicas atletas femininas.

Hoje de manhã a saudita Wojdan Shaherkani competiu na categoria de +78 kg de judo, na qual perdeu ao primeiro combate, frente à porto-riquenha Melissa Mojica.

No Estádio Olímpico, no dia em que começou o atletismo em Londres2012, Al-Maki teve mais público a assistir, mas a atleta não falou à imprensa assim que deixou a zona de provas, sentada numa cadeira de rodas.

«Penso que devemos celebrar o dia de hoje porque temos atletas femininas de dois ou três países que nunca enviaram mulheres aos Jogos», disse o diretor de comunicações do Comité Olímpico Internacional (COI), Mark Adams.

O responsável considerou ser de um grande simbolismo e «uma mensagem para as mulheres» desses países, o que disse ser uma grande alegria, explicando que a atleta do qatari não estaria assustada, mas sim lesionada.

Diário Digital com Lusa

  • Imprimir
  • Partilhar

Comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação. O DD reserva-se o direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de utilização. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
PUB
PUB

CONSULTE OS NOSSOS CANAIS | Newsletter | RSS | Twitter | Facebook | Sapo

Ficha Técnica | Estatuto editorial | Contactos