15-09-2012 às 17:02   actualizada 17-09-2012 às 11:19

Manifestação: Milhares enchem Praça José Fontana

Por Fátima Moura da Silva
Manifestação: Milhares enchem Praça José Fontana

Milhares de pessoas enchem a praça José Fontana, em Lisboa, rumando em direcção à Praça de Espanha, aderindo em massa à manifestação «Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!». Os participantes erguem cartazes com frases como «Destroikem-nos» e «Não nos troikem as ideias». A multidão comprime-se na praça e ruas adjacentes. Por enquanto, não são visíveis fortes medidas de segurança, testemunhou o Diário Digital.

«Passos Coelho deixa-me crescer» e «Sou criança mas deixa-me lutar pelos meus direitos» são outras frases que se podem ler em cartazes empunhados por crianças.

A organização tem reafirmado ao longo da iniciativa que «quer uma manifestação pacífica» e recomenda que caso haja episódios de violência «a estratégia é que toda a gente deve sentar-se». Através de altifalantes, os organizadores gritam partes do manifesto, apelando ao envolvimento e à intervenção da sociedade civil para solucionar os problemas em que o pais está mergulhado.

Segundo as estimativas, mais de 50 mil pessoas são esperadas nesta manifestação contra as medidas de austeridade anunciadas pelo Governo, num protesto que também vai decorrer noutras 40 cidades portuguesas.

O apelo surgiu na Internet, através das redes sociais, e foi inicialmente organizada por algumas pessoas de Lisboa, mas acabou por ser acolhida em várias regiões de Portugal, assim como em Fortaleza (Brasil), Berlim, Barcelona, Bruxelas, Paris e Londres.

No Facebook, são mais de 50 mil aqueles que disseram que iriam à manifestação de Lisboa, que começou às 17:00.

Criada ainda no mês de Agosto, a manifestação ganhou peso após as medidas de austeridade anunciadas na semana passada pelo primeiro-ministro, Passos Coelho.

Os signatários do protesto já afirmaram que a manifestação deste sábado pretende ser o «início de uma revolta popular pacífica» contra as políticas «criminosas e de saque», e uma oportunidade para todos dizerem «basta!».

  • Imprimir
  • Partilhar

Comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação. O DD reserva-se o direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de utilização. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
PUB
PUB

Mundial 2014

Nelson Mandela 1918-2013

Orçamento Estado 2014

Autarquicas 2013

Síria

CONSULTE OS NOSSOS CANAIS | Newsletter | RSS | Twitter | Facebook | Sapo

Ficha Técnica | Estatuto editorial | Contactos