23-09-2012 às 19:16

Ano do Brasil em Portugal: Gigantes com pernas de pau «invadem» Rossio

Ano do Brasil em Portugal: Gigantes com pernas de pau «invadem» Rossio

Gigantes com pernas de pau 'invadiram' hoje o Rossio e encheram a praça lisboeta de ritmos brasileiros, despertando a atenção de várias dezenas de pessoas que assistiram ao espectáculo a assinalar o Ano do Brasil em Portugal.

Ao início da tarde, vários jovens brasileiros começaram a preparar na Praça D. Pedro IV o espectáculo “Gigantes pela própria natureza”, uma orquestra de rua inspirada nas músicas tradicionais indígenas, africanas e europeias.

A comandar os trabalhos estava Lígia Veiga, directora da Grande Companhia Brasileira Mysterios e Novidades, que fez questão de explicar à agência Lusa através de uma canção o pretendiam mostrar aos portugueses.

«Com alegria viemos chegando agora, com alegria viemos apresentar, para satisfazer esse povo com a nossa brincadeira da história do Brasil», trauteou.

«Estamos aqui a falar da essência do nosso povo que está totalmente misturado com os portugueses e é com um prazer enorme que vimos aqui trazer a cultura brasileira, que está tão impregnada de Portugal, de índios e africanos», explicou, já sem cantar, Lígia Veiga,

O hino 'Gigantes pela própria natureza' fala de plantas, coisas, bichos, pessoas e invenções. «É um repertório musical do norte ao sul do Brasil, onde tem a expressão mais rica popular de danças e músicas que percorrem todas as influências mouras, portuguesas, indígenas e africanas».

A música dos sons dos tambores e das flautas, as vestes coloridas dos gigantes, algumas a simbolizar as baianas, e as danças cativaram muitos curiosos que passavam pelo rossio e se apressavam a fotografar aquele momento.

«Estou a achar muito interessante este intercâmbio cultural entre portugueses e brasileiros», disse à agência Lusa José Zamith, que mora no Minho, mas também em Curitiba, no Brasil, país onde tem dois filhos.

José Zamith contou que tinha conhecimento do evento, a que fez questão de assistir. «Como antigo militar que fui na Guiné-Bissau sou pela lusofonia».

Luciano Leal também tinha conhecimento das comemorações do Ano do Brasil em Portugal, tendo divulgado esta informação aos amigos portugueses e brasileiros.

Portugal e o Brasil estão unidos, mas agora também «estão dar-se a conhecer através de redes sociais e intercâmbios», disse à Lusa Luciano Leal, contando que já foi ao Brasil mais de 30 vezes.

Ana Paula Teixeira acompanhava o espectáculo com palmas e um sorriso rasgado. «Gosto muito do povo e da música brasileira e estou a gostar muito do espectáculo», adiantou à Lusa.

«Há muitos brasileiros no nosso país e estou muito contente por estar a assistir esta festa», acrescentou.

Para a directora da companhia do teatro do Rio de Janeiro, iniciativas como estas devem repetir-se: «Nós estamos juntos, mas precisamos de fazer isso mais vezes, de reconhecermos-mos e abraçarmo-nos».

O evento Ano de Portugal no Brasil - Brasil em Portugal vai decorrer em simultâneo, por iniciativa conjunta dos dois países, num programa iniciado oficialmente por Portugal a 7 de Setembro de 2012, e que terminará a 10 de Junho de 2013, correspondendo, respectivamente, ao Dia da Independência do Brasil e ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.

Da programação do Ano do Brasil em Portugal constam espectáculos e concertos, exposições de arte e design, um festival literário, gastronomia e um seminário de economia criativa.

Diário Digital com Lusa

  • Imprimir
  • Partilhar

Comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação. O DD reserva-se o direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de utilização. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
PUB
PUB

Mundial 2014

Nelson Mandela 1918-2013

Orçamento Estado 2014

Autarquicas 2013

Síria

CONSULTE OS NOSSOS CANAIS | Newsletter | RSS | Twitter | Facebook | Sapo

Ficha Técnica | Estatuto editorial | Contactos