28-11-2012 às 12:04

Com video

Fashion Awards 2012: Luís Buchinho eleito Melhor Criador e Sara Sampaio Melhor Modelo

Fashion Awards 2012: Luís Buchinho eleito Melhor Criador e Sara Sampaio Melhor Modelo

O designer de moda Luís Buchinho foi distinguido com o prémio de Melhor Criador nos Fashion Awards Portugal 2012, cuja cerimónia de entrega se realizou na terça-feira à noite em Lisboa.

Os vencedores da edição deste ano dos Fashion Awards foram revelados numa gala que decorreu, tal como no ano passado, no Teatro Tivoli.

Segundo informação da organização, na categoria de Melhor Novo Talento foi distinguido o jovem designer de moda João Estelita Mendonça, que tem apresentado as suas coleções no Portugal Fashion.

O prémio de Melhor Design de Acessórios foi entregue a Luís Onofre e a distinção de Melhor Marca Nacional à Lanidor. Ambos receberam estas distinções em 2011.

Nas categorias de Melhor Modelo foram distinguidos Sara Sampaio (Feminino), que já tinha vencido em 2011, Gonçalo Teixeira (Masculino) e Francisca Perez (New Face/Novo Rosto).

Nas categorias de Melhor Comunicação os prémios foram entregues a Joana Amaral Cardoso, jornalista do diário Público (Imprensa), e ao site da revista Vogue Portugal, vogue.pt (Digital).

Os restantes vencedores foram: H&M (Melhor Marca Internacional), Pedro Ferreira (Melhor Fotógrafo), Paulo Macedo (Melhor Produtor Editorial), Nana Benjamin (Melhor Maquilhador), Helena Vaz Pereira (Melhor Cabeleireiro), que já tinha vencido no ano passado, e Nuno Gama (Melhor Design de Loja).

A designer de moda Ana Salazar foi distinguida com o Prémio Especial Fashion TV.

De acordo com a organização, a atribuição deste galardão, que é da inteira responsabilidade do canal de televisão Fashion TV, é uma “homenagem à criadora, que com o seu talento e ousadia ‘pôs Portugal no mundo da moda’”.

Ana Salazar comemorou este ano 40 anos de atividade na área da moda e 30 anos como criadora.

Em 1978, a designer de moda criou uma marca com o seu nome, vendida quer em Portugal, quer no estrangeiro. Em 1985, abriu uma loja/’showroom’ em Paris, França.

A partir do final dos anos 1980, a criadora de moda começou a apresentar as suas coleções em Lisboa (em 1991 integrou o grupo de designers da primeira edição da ModaLisboa, realizada no Teatro Municipal São Luiz), Paris, Milão e Nova Iorque.

Em 1997, e como reconhecimento do trabalho em prol da moda portuguesa, foi-lhe atribuída a Ordem do Infante D. Henrique pelo então Presidente da República Jorge Sampaio.

Em fevereiro, Ana Salazar deixou a empresa que criou com o seu nome e que entretanto vendeu na totalidade, na qual era apenas diretora criativa desde 2009.

A primeira edição dos Fashion Awards Portugal, promovidos pelo canal de televisão Fashion TV e pela Câmara de Lisboa, realizou-se em 2010.

Diário Digital com Lusa

  • Imprimir
  • Partilhar

Comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação. O DD reserva-se o direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de utilização. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
PUB
PUB

Mundial 2014

Nelson Mandela 1918-2013

Orçamento Estado 2015

Autarquicas 2013

Síria

CONSULTE OS NOSSOS CANAIS | Newsletter | RSS | Twitter | Facebook | Sapo

Ficha Técnica | Estatuto editorial | Contactos