14-12-2012 às 11:42

Máquinas de café energeticamente eficientes chegam a Topten.pt

«Máquinas de café» é a mais recente categoria do projecto Topten.pt, uma ferramenta online gerida pela Quercus que divulga, desde 2007, os electrodomésticos e equipamentos de maior eficiência energética do mercado português, em diversas categorias de produtos, informou a associação em comunicado.

Em contagem decrescente para o Natal, altura em que o consumo deste tipo de produtos tende a aumentar, a Quercus lança esta categoria no sentido de sensibilizar os consumidores para opções de compra mais responsáveis. Sendo um electrodoméstico com crescente presença nas habitações dos portugueses, tem também uma cada vez maior oferta no mercado, com uma notória diversificação dos modelos e marcas comercializados.

Esta categoria divulga os modelos de máquinas de café com maior eficiência energética ao nível do mercado nacional, podendo esta consulta ser feita, para já, em duas subcategorias – máquinas automáticas e máquinas de cápsulas – estando prevista para breve o lançamento de uma terceira, dedicada às máquinas manuais.

Tratando-se de uma categoria recente, neste momento estão apenas distinguidos nove modelos e representadas três marcas (Jura, Electrolux e DeLonghi), estando prevista uma nova actualização da categoria no início de 2013, altura em que a Quercus espera ter acesso aos dados de consumo relativos aos modelos das restantes marcas, que serão depois seleccionados em função dos critérios definidos no portal.


A escolha de uma máquina de café de elevada eficiência energética é um factor relevante, sustenta a Quercus, ao considerar que estes equipamentos, além de uma utilização regular, são muitas vezes deixados em modo de standby, consumindo mesmo sem estar em funcionamento. Estima-se, aliás, que este modo contribua, em conjunto com a função de manutenção da temperatura da água, para 75% do seu consumo de electricidade.

Esta é uma das razões pelas quais são também apresentados, nesta e nas demais categorias de produtos, recomendações relativas à compra, instalação, utilização, manutenção e fim de vida das máquinas. Tendo em conta que, ao longo da sua vida útil, a utilização de uma máquina de café está geralmente associada à produção de resíduos (cápsulas, filtros, pastilhas), são ainda dados conselhos no que respeita ao correcto encaminhamento dos mesmos (reciclagem ou compostagem).

O Topten.pt está inserido no Euro-Topten Max, um projecto europeu financiado pelo Intelligent Energy Europe, que reúne 21 parceiros de 18 países na tentativa de mostrar aos consumidores que estes têm um papel activo no combate às alterações climáticas, através das escolhas que fazem no seu dia-a-dia em termos de impacto ambiental. Esta pretende ser também uma ferramenta de pressão junto dos fabricantes, para incentivar a uma melhoria contínua dos equipamentos fabricados.
 
Em Portugal, o projecto é gerido pela Quercus e apoiado pela ADENE – Agência para a Energia, podendo ser consultado em www.topten.pt.

  • Imprimir
  • Partilhar

Comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação. O DD reserva-se o direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de utilização. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
PUB
PUB

Mundial 2014

Nelson Mandela 1918-2013

Orçamento Estado 2015

Autarquicas 2013

Síria

CONSULTE OS NOSSOS CANAIS | Newsletter | RSS | Twitter | Facebook | Sapo

Ficha Técnica | Estatuto editorial | Contactos