23-01-2013 às 12:09   actualizada às 14:24

Com video

«O Impossível»: um tsunami chamada Naomi Watts

Por Pedro Justino Alves
«O Impossível»: um tsunami chamada Naomi Watts

Depois do êxito de «O Orfanato», o espanhol Juan Antonio Bayona foi convidado para dirigir «O Impossível», filme sobre uma família que sobreviveu ao tsunami que assolou o Pacífico em 2004. Uma obra que poderia cair facilmente no dramatismo, o que acaba por acontecer em diversos momentos. No entanto, o filme tem alguns méritos, principalmente a interpretação de Naomi Watts, que merecidamente recebeu uma nomeação para os Óscares 2013. Já Ewan McGregor não é mais do que um nome para chamar público.

Umas férias paradisíacas na Tailândia transformaram-se no inferno em poucos minutos. O tsunami de 2004 ainda hoje está na memória de muitas pessoas, muito devido ao choque que as imagens provocaram. E a destruição e mortes (mais de 200 mil....). Por isso, filmar esse drama não era tarefa fácil, ainda mais para um realizador «novo», com pouca experiência, ou nenhuma, em blockbusters.

E a verdade é que Bayona não conseguiu fugir aos clichés habituais do género, com o filme a remeter em demasia ao sentimentalismo, em busca constante pelas lágrimas do espectador. E é pena, pois «O Impossível» tinha muito mais para oferecer do que a simplicidade dada pelo realizador catalão, já que a história da família espanhola é realmente impressionante.

Separados pelo tsunami durante uma manhã de sonho para qualquer mortal, acompanhamos em grande parte do filme a sobrevivência de María Belón (Naomi Watts) com o seu filho mais velho, interpretado por Tom Holland. Aliás, a relação de ambos é o que salva «O Impossível» do naufrágio. Já McGregor, que sobrevive com os dois filhos mais novos da família. O desfecho todos já sabem, mas a verdade é que Bayona não consegue convencer, apesar das cenas mais dramáticas estarem muito bem filmadas.

O argumento falha em momentos cruciais. Dois exemplos: nunca sabemos como McGregor conseguiu sobreviver e não compreendemos como um pai deixa os dois filhos após o que ambos sofreram. Mas há outros, como o pouco relevo dado aos outros sobreviventes…

Em resumo, «O Impossível» mete água e só não é um desastre como o tsunami devido a Watts e Holland. Duas razões para acompanharmos o autêntico milagre que é, no fundo, esta história.

Ficha técnica

Título: «O Impossível»
Título Original: «Lo Imposible»
Realização: Juan Antonio Bayona
Elenco: Ewan McGregor, Geraldine Chaplin, Naomi Watts, Ploy Jindachote e Tom Holland
Género: Thriller
País: Espanha
Duração: 114 minutos
Ano: 2012

  • Imprimir
  • Partilhar

Comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação. O DD reserva-se o direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de utilização. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
PUB
PUB

Mundial 2014

Nelson Mandela 1918-2013

Orçamento Estado 2015

Autarquicas 2013

Síria

CONSULTE OS NOSSOS CANAIS | Newsletter | RSS | Twitter | Facebook | Sapo

Ficha Técnica | Estatuto editorial | Contactos