26-02-2013 às 14:23

Bento XVI terá título de «papa emérito» e vestirá batina branca

Bento XVI terá título de «papa emérito» e vestirá batina branca

O papa Bento XVI continuará a ser chamado de «Sua Santidade», terá o título de «papa emérito» ou «pontífice romano emérito», usará a clássica batina branca, sem mantelete, e não calçará sapatos vermelhos, mas sim castanhos, informou esta terça-feira o Vaticano.

A dois dias da oficialização da renúncia, o Vaticano revelou também que, a partir das 20:00 locais  - momento no qual já não será papa -, Bento XVI deixará de usar o Anel do Pescador, que simboliza o poder pontifício.

O anel será destruído, assim como o selo de chumbo usado para carimbar documentos importantes, entre eles as bulas papais. A regra vaticana estabelece que o anel do papa deve ser destruído quando ele morre ou renuncia, como neste caso, para evitar qualquer eventual falsificação de documentos pontifícios.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou que a decisão de como deve ser chamado Joseph Ratzinger foi tomada «principalmente» pelo próprio papa, após consultas com o cardeal camerlengo (que administra a Igreja durante a chamada Sé Vacante), Tarcisio Bertone, com a Secretaria de Estado e o colégio de cardeais que vai definir o seu sucessor.

Lombardi informou ainda que Bento XVI deixará o Palácio Pontifício do Vaticano às 16:55 de Roma do dia 28. Acompanhado do Secretário de Estado, o cardeal Bertone, irá para o heliporto do Vaticano, de onde viajará de helicóptero até Castelgandolfo, a 30 quilómetros a sul de Roma.

No heliporto da Vila Pontifícia, Bento XVI será recebido pelas autoridades civis e religiosas locais e, por volta das 17:30 locais irá para o pórtico da residência de Verão dos pontífices para saudar os fiéis daquela diocese.

Este será o último acto público do papa, e o único sinal visível que anunciará que Bento XVI já não é mais papa será dado às 20:00 locais, quando a Guarda Suíça que presta guarda na porta do palácio de Castelgandolfo concluirá o seu serviço e deixará o local.

A partir desse momento, a Guarda Suíça deixará de prestar serviço a Ratzinger, cuja segurança continuará garantida pela Gendarmaria Vaticana.

Lombardi informou também que no dia 1 de Março, já em plena Sé Vacante - o período entre o falecimento ou renúncia de um papa até que seja eleito o sucessor -, o decano do Colégio Cardinalício, o cardeal Angelo Sodano, convocará os cardeais às reuniões preparatórias do conclave, cuja data será decidida nos próximos dias.

Visto que o dia 1 é sexta-feira, o mais provável é que a primeira congregação de cardeais aconteça no dia 4, na semana seguinte.


 

Leia outras relacionadas:

  • Imprimir
  • Partilhar

Comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação. O DD reserva-se o direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de utilização. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
PUB
PUB

Mundial 2014

Nelson Mandela 1918-2013

Orçamento Estado 2014

Autarquicas 2013

Síria

CONSULTE OS NOSSOS CANAIS | Newsletter | RSS | Twitter | Facebook | Sapo

Ficha Técnica | Estatuto editorial | Contactos