05-03-2013 às 13:04

Palácio da Ajuda acolhe exposição de Joana Vasconcelos a 22 de Março

O Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, vai inaugurar a 22 de março uma exposição com obras de Joana Vasconcelos, a artista plástica que vai representar Portugal na Bienal de Arte de Veneza deste ano.

De acordo com uma nota de imprensa do atelier de Joana Vasconcelos, a exposição vai ser apresentada numa conferência de impressa na quarta-feira, às 14:30, no Palácio da Ajuda.

No sítio online do Palácio Nacional da Ajuda está anunciado o encerramento temporário do monumento ao público entre o dia 06 de março, quarta-feira, e 22 de março, inclusive, para montagem desta exposição temporária.

Em 2012, a exposição da artista portuguesa no Palácio de Versalhes, em Paris, acabou por tornar-se uma das cinco mais visitadas nos últimos cinquenta anos, naquela cidade, com 1,6 milhões de entradas, noticiou em fevereiro o jornal francês Le Figaro.

Em Versalhes, a exposição da artista portuguesa Joana Vasconcelos, reuniu, entre junho e setembro, 15 obras de arte contemporânea e foi visitada por 1.679.000 pessoas, segundo os dados divulgados na altura pelos responsáveis do palácio parisiense.

Joana Vasconcelos, 41 anos, foi a primeira mulher e a mais jovem criadora a expor naquele palácio, onde já se tinham realizado mostras anteriores de arte contemporânea.

Nas várias salas do palácio estiveram, entre outras peças, os sapatos femininos gigantes "Marilyn" (2011), criados com os tradicionais tachos portugueses, e as obras "Coração Independente Vermelho"(2005) e "Coração Independente Negro"(2006), feitas com colheres de plástico.

Nascida em Paris, em 1971, Joana Vasconcelos vive e trabalha em Lisboa. Em 2010 mostrou, no Museu Coleção Berardo, em Lisboa, a sua primeira exposição antológica, intitulada "Sem Rede", com 37 obras, que foi visitada por 167 mil pessoas, em dois meses e meio.

Joana Vasconcelos vai representar oficialmente Portugal na Bienal de Arte de Veneza deste ano, num projeto comissariado por Miguel Amado que consiste num cacilheiro transformado em obra de arte.

Diário Digital com Lusa

  • Imprimir
  • Partilhar

Comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação. O DD reserva-se o direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de utilização. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
PUB
PUB

Mundial 2014

Nelson Mandela 1918-2013

Orçamento Estado 2015

Autarquicas 2013

Síria

CONSULTE OS NOSSOS CANAIS | Newsletter | RSS | Twitter | Facebook | Sapo

Ficha Técnica | Estatuto editorial | Contactos