05-03-2013 às 15:42

Com video

Austrália: 15 mineiros despedidos por dançar «Harlem Shake» no subsolo

Austrália: 15 mineiros despedidos por dançar «Harlem Shake» no subsolo

Uma empresa de exploração mineira despediu um grupo de 15 funcionários que protagonizaram a coreografia do «Harlem Shake» debaixo da terra. É o segundo caso da popular dança que levanta preocupações relacionadas com a segurança.

Os mineiros estavam integrados num turno nocturno na Mina Agnew, no Oeste da Austrália, que é propriedade da sul-africana Gold Fields Ltd. Os trabalhadores tinham sido contratados pela Barminco, empresa de exploração mineira com sede na Austrália.

No vídeo divulgado online, com cerca de meio minuto, podemos ver os mineiros a dançar o «Harlem Shake», em que inicialmente apenas uma pessoa dança, ignorada pelos outros, mas quando o ritmo «acelera» todos começam a mover-se freneticamente.

Em reacção ao vídeo, a Barminco enviou cartas de despedimentos aos funcionários visados, explicando que a sua conduta «quebrou os valores de segurança, integridade e excelência».

A empresa, sedeada em Perth, não comentou o envio das cartas. Já a Gold Fields afirmou que a decisão de despedir foi tomada pela Barminco.

«A exploração mineira subterrânea tem normas de segurança, uma vez que ocorrem acidentes e fatalidades. A administração da Barminco considerou isto uma quebra das normas», explicou o porta-voz Sven Lunsche.

O caso já levou à criação de uma página no Facebook em defesa dos mineiros, que se defendem dizendo que usaram capacetes durante a «brincadeira».

A ocorrência surge depois de a Administração Federal para a Aviação norte-americana ter anunciado que estava a investigar o caso de um grupo de estudantes que protagonizou a coreografia durante um voo.

A companhia Frontier Airlines defendeu-se argumentando que não foram quebradas quaisquer normas de segurança, tendo a dança ocorrido numa altura em que os sinais para apertar o cinto de segurança estavam desactivados.

  • Imprimir
  • Partilhar

Comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação. O DD reserva-se o direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de utilização. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
PUB
PUB

Mundial 2014

Nelson Mandela 1918-2013

Orçamento Estado 2014

Autarquicas 2013

Síria

CONSULTE OS NOSSOS CANAIS | Newsletter | RSS | Twitter | Facebook | Sapo

Ficha Técnica | Estatuto editorial | Contactos