10-07-2013 às 10:28   actualizada às 16:15

Hoje é dia de Dan Brown...

Por Pedro Justino Alves
Hoje é dia de Dan Brown...

O rei dos bestsellers dos dias de hoje está de regresso com «Inferno», editado esta quarta-feira mais uma vez pela Bertrand. Os admiradores do escritor norte-americano podem comprar a obra sem receios, pois o «selo Dan Brown» está presente em todas as páginas. É verdade que dificilmente os críticos darão mais de duas em cinco estrelas para o livro, mas só lê quem quer. E a verdade é que o norte-americano tem uma legião de fãs por todo o Mundo, inclusive em Portugal.

Ritmo ágil, diálogos rápidos e efectivos, um início frenético que «prende» o leitor desde a primeira página, capítulos curtos e, em todos eles, um suspense que convida a prosseguir a leitura («Só vou ler mais uma página...», é a frase mais frequente de um leitor de Brown).

O norte-americano não perdeu as suas qualidades e mexe como ninguém na actualidade as «fórmulas» do bestseller. E «Inferno» comprova todas as suas potencialidades. Deste modo, dificilmente o livro irá desagradar os admiradores do escritor, escreva o que escreva a crítica especializada.

Olhando para o seu conjunto, «Inferno» não é a melhor obra de Brown, mas também não é a pior. Tendo como base a «Divina Comédia» de Dante, o norte-americano apresenta de certo modo uma obra inverosímil (a principal as pistas que o antagonista deixa um pouco por todos os lados, como se esperasse ser apanhado pelo professor Langdon) e irregular, mas isso acaba por ser «secundário» devido a mestria de Brown, que mexe como ninguém os componentes e consegue convencer o leitor com a sua história.

Um dos grandes méritos da novela é o seu final, com Brown a apresentar um fim que certamente irá causar alguma polémica ou algum debate entre os seus leitores. O norte-americano consegue em pleno «fechar» a história, algo fundamental em livros deste género. Mais uma vez Brown procura mexer com as «certezas» do leitor, os seus princípios, mas também os da sociedade. E isso, quer queiramos ou não, é um mérito seu.

Sim, Dan Brown está de regresso…

  • Imprimir
  • Partilhar

Comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação. O DD reserva-se o direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de utilização. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
PUB
PUB

Mundial 2014

Nelson Mandela 1918-2013

Orçamento Estado 2015

Autarquicas 2013

Síria

CONSULTE OS NOSSOS CANAIS | Newsletter | RSS | Twitter | Facebook | Sapo

Ficha Técnica | Estatuto editorial | Contactos