| quarta-feira, 14 de Julho de 2004 | 14:42 |
|
Cerveja previne enfartes cardíacos e não engorda, diz especialista
Fátima Moura da Silva
A cerveja, consumida regular e moderadamente, ajuda a proteger contra as doenças cardíacas e não é responsável pela famosa barriga que normalmente lhe é associada, revelam dois estudos conduzidos pelo especialista britânico Martin Bobak, divulgados esta quarta-feira em Lisboa.
Os estudos, realizados por uma equipa de investigadores do departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da University College de Londres e publicados no British Medical Journal e no European Journal of Clinical Nutrition, revelam que mesmo os consumidores moderados com antecedentes de doença cardíaca têm menos probabilidades de sofrer um enfarte que os abstémios,
A investigação mostra que o risco de doença cardíaca «é significativamente menor» para aqueles que bebem álcool moderadamente do que para os que não consomem bebidas alcoólicas, disse o especialista, alertando, todavia, que a partir de um nível mais elevado de consumo o efectivo preventivo do álcool deixa de se manifestar e passa a implicar malefícios a outros níveis.
Bobak, que dirigiu o estudo na República Checa, onde o consumo de cerveja é generalizado, analisou um universo de indivíduos entre os 45 e os 64 anos, o segmento etário com mais probabilidades de ocorrência de enfarte de miocárdio.
|